Olho para os dedos de uma das minhas mãos, cinco são os anos que já passaram desde o dia trágico do seu falecimento. Tudo que eu queria era que essa mesma mão pudesse segurar a sua, ainda que fosse por breves instantes. Sempre dei valor à sua presença na minha vida, mas desde que você partiu percebi realmente a importância que ela tinha para mim.
São muitas as saudades. Saudades das nossas conversas profundas, das nossas brincadeiras triviais. Saudades de nossos sonhos compartilhados, dos nossos segredos confidenciados. Saudades de pensarmos que éramos eternos, e agirmos em conformidade, sem medo de encarar a vida, vencendo juntos cada adversidade.
É revoltante perceber que você tinha ainda uma vida inteira pela frente, e que ela acabou de uma forma injusta demais. Somos impotentes, nosso poder é escasso em comparação com o da morte. Apesar disso, hoje, no próximo ano e eternamente eu quero lembrar o quanto você foi especial para mim, e quero provar que nada nem ninguém conseguirá apagar as belas recordações que tenho de nós dois.
Cada um de vocês recorda a pessoa bonita que se foi há sete dias. Contamos com a presença de todos para uma missa de sétimo dia marcada por orações e sentidas homenagens.
Eu poderia ter sido uma pessoa diferente, bem melhor. Mas não consegui, minha mãe! Eu errei vezes sem conta e não enxerguei que você precisava de mim de um outro jeito. Mas agora eu conheço o arrependimento.
Preciso que você desculpe todas as bobagens que fiz no passado. Sim, porque hoje sou uma pessoa mais capaz. Me perdoe, mamãe! Eu te adoro.
Ele não está mais aqui. Ele partiu para outro lugar. Só espero que esteja em paz. E hoje, no dia dos avós, eu recordo o homem incrível que sempre foi meu querido avô!
Vovô, se você puder me ver ou escutar ou até ler, eu quero que saiba que tenho muita saudade. Não consigo nem descrever o tamanho da falta que você me faz.
Prometo que todos os dias lhe farei uma homenagem. Não passará uma tarde ou manhã em que não surja na minha boca o seu nome tão imponente e cheio de histórias.
Quero honrar o seu legado e tudo que construiu neste mundo. Vou até dar continuidade a todos os valores e princípios que você sempre preservou. Meu avô, descanse em paz e até um dia.
Quando um bebê chega a este mundo, o que se espera é muito amor, uma vida longa e feliz. Infelizmente, seu recém-nascido foi embora cedo demais. Eu sinto muito pela sua perda, pela dor que está sentindo e tomando conta do seu coração.
Eu imagino o choque, a angústia. Imagino também quão desejado terá sido esse neném. É por isso que entendo e ofereço meu ombro para ajudar você a ultrapassar este duro momento. Não é fácil – eu sei, mas você vai conseguir.
Não desvie o olhar nem ignore ou ornamente a realidade. Aceite essa tristeza que vive agora no seu peito. Chore; chore o que precisar. Quando se sentir mais forte de novo, por favor, erga seus olhos para o céu e prossiga sua viagem neste mundo. Um abraço sentido.
Eu queria muito não ter errado com você, minha querida namorada. Faria tudo para voltar atrás e evitar o que magoou tanto você, mas não posso, por isso, quero pedir o seu perdão.
Estou completamente arrependido e prometo que passarei todo o tempo tentando me redimir. Você é tudo que eu quero e farei de tudo para tê-la novamente nos meus braços.
Eu sei que errei, sei que fui fraco, mas meu amor é sincero e tudo que eu preciso é que você aceite meu pedido de desculpas.
Quero voltar a sorrir ao seu lado, quero voltar a fazê-la feliz.
Sei que nesse momento difícil, não há palavras ou gestos que consigam aliviar uma dor tão grande quanto a causada pela partida antecipada de uma filha, mas quero lhe dar aqui os meus pêsames e que saiba que estou aqui para o que precisar.
Todos os que partem permanecem na memória daqueles que os amam e nunca serão apagados dos nossos corações.
Nesta data, a saudade aperta ainda mais. Hoje faz 2 meses que você partiu e eu perdi uma companhia maravilhosa que tinha na vida.
Você faz muita falta todos os dias e hoje quero deixar aqui a minha homenagem para esta pessoa incrível que conheci. Espero que esteja em paz e possa sentir a saudade que deixou em inúmeras pessoas aqui na terra.
Mais um ano sem você é mais uma tristeza que levo no peito.
Meu luto pelo meu compadre será eterno, porque a saudade que sinto nunca irá se extinguir. Ele era um homem tão bom. Um grande amigo que se foi.
Sentirei sua falta para sempre porque é muito ruim perder uma pessoa tão especial como ele. Guardarei nossas recordações, todos os momentos felizes e tudo que compartilhamos.
Eu sei que o nervosismo faz parte antes de uma cirurgia, mas lembre-se de manter a calma, pois estar com a mente saudável é muito importante neste momento. Mantenha a cabeça erguida e tudo ficará bem.
Tenho certeza que em breve você estará saudável novamente e toda esta preocupação não será mais necessária. Estarei aqui ao seu lado em cada momento da sua recuperação.
Sei que a cirurgia será um sucesso e sua melhora total virá logo.
Eu posso viver mais dez, vinte ou cem anos, não importa. Eu posso até ser imortal, mas eu juro que o tempo nunca irá levar você deste mundo. Mais do que um bisavô você sempre foi como um pai de verdade para mim.
Sinto que as recordações estão agora mais claras, parece até que o vejo à minha frente e quase consigo tocar no seu rosto. Bisa, eu quero muito que você descanse eternamente, mas também o quero ao meu lado, de uma forma ou de outra.
No meu pensamento você irá viver sempre. Farei tudo para que seu nome seja recordado por tudo e todos. Acho que assim você nunca poderá desaparecer de verdade. Enquanto você viver em mim, viverá no mundo. Descanse em paz, bisavô.
O luto continua. Minha querida e amada mãe partiu para seu novo lar há dois meses e desde essa data tudo ficou mais pesado. Ela tinha ainda tanto para dar ao mundo, para viver, para criar.
Sinto que a velocidade do tempo meu mudou, a minha disposição também. As lágrimas não param de cair e a saudade aumenta a cada novo dia. Como eu sinto falta da minha mãe.
Acho que jamais irei superar esta dor, esta infelicidade que tem tomado conta do meu pensamento e coração. Espero que a passagem dos meses torne meu viver mais fácil, mas sinto que irá demorar muito tempo.
Quero acreditar que ela está feliz, serena e orgulhosa de mim, do meu percurso. Por ela, eu vou lutar todos os dias para me erguer! Por ela, eu vou tentar sorrir de novo. Descanse em paz, mamãe.
Você lutou até não aguentar mais. Hoje choro sua despedida, mas agradeço ter testemunhado sua existência. Você é uma pessoa inspiradora, alguém que jamais irei esquecer.
Descanse em paz na sua nova casa. Estarei aqui orando por você e honrando seu nome, sua força e sua forma batalhadora de viver a vida. Sentirei muito sua falta.
Agradecemos a presença de todos aqueles que hoje choram e sentem saudade. Sintam-se convidados para a missa de sétimo dia, para mais uma celebração e despedida de quem viverá eternamente no nosso coração.
Foi há um mês que Deus, Nosso Senhor, levou a minha querida avó para ficar ao Seu lado no Céu. Com a pressa de ter a companhia de alguém tão especial, talvez não tenha reparado na falta que ela ainda nos fazia e de como todos gostavam dela.
Nestes trinta dias que passaram, foram muitas as vezes que questionei qual seria o motivo desta partida. Como podia alguém ainda com tanta vida e tanto amor para dar ir embora deste mundo?
Para esta pergunta, ainda não encontrei a resposta. Sei que está bem e que o Céu é um lugar mais feliz por poder contar com a sua alegre presença, mas ainda faz muita falta aqui.
O Senhor abre as portas da sua casa para receber aqueles que partem para sempre deste mundo. Eu sei que Ele as abriu também para você. Sinto muito sua morte, sua despedida tão triste e emocionante. Descanse em paz.
Na Terra, todas as suas decisões foram conscientes. Nada aconteceu por acaso. Tenho no seu caráter o exemplo maior de Humanidade, de verdade e respeito. Seguir seus passos, dar continuidade ao seu legado é tudo que faz sentido para mim.
Mas é claro que neste momento só sinto vontade de chorar e de pedir a Deus que me acorde deste sonho, mesmo sabendo que é a mais pura das realidades! Não é fácil aceitar o adeus de quem tanto amamos, mas não há outra chance além da aceitação.