A perda de um filho que ainda estava na barriga é um momento duro e angustiante que nenhuma mulher deveria enfrentar. Quando isso acontece há um sonho que é abalado e muitas expectativas que não são correspondidas. Consciente disso, não posso sequer entender o que você está enfrentando e sentindo neste momento. Apenas posso lamentar profundamente sua perda, orar a Deus para que lhe dê o conforto que precisa e me disponibilizar para tudo que necessitar. Tenha muita força e coragem.
Sempre que alguém que amamos vai embora algo morre dentro de nós. Mas quando um filho simplesmente desaparece é preciso ter muita coragem para continuar a acordar todos os dias.
E você, que é uma mãe exemplar e maravilhosa, vai conseguir viver com esse vazio gigante no coração. Faça seu lute e depois honre eu filho todos os dias de algum jeito. Eu sei que você será capaz. Força!
Que Deus lhe conceda um descanso eterno. Você foi resiliente, corajosa e lutou até ao limite das suas forças. Apesar de não ter vencido esse maior inimigo que é a morte, você também não saiu derrotada porque nenhuma adversidade roubou esse sorriso que soube manter até ao fim.
O exemplo de resiliência que deixou nunca será esquecido e certamente vai inspirar as pessoas que amavam você. Dói muito ter de dizer adeus, mas sei que agora você não está mais em sofrimento. Até sempre.
Como se diz adeus a algo que lutamos que para estivesse todos os dias presente? Como se abre mão de um amor que preencheu todos os recantos do nosso coração? Às vezes caímos no erro de julgar que os sentimentos, ao contrário de nós mesmos, são eternos. Que os atores partem, mas a história fica para ser contada. Caímos na ilusão de pensar que contos de fadas acontecem sempre que queremos, e esquecemos que o amor é sempre feito de dois indivíduos que nutrem o mesmo sentimento. Recusamos enxergar que nem sempre a pessoa a quem confiamos nossa alma está disposta a lutar conosco contra tudo e contra todos.
Custou muito ver o que as evidências me mostravam, mas hoje sei que o melhor é desapegar de algo que me estava causando uma ferida cada vez maior. Algumas despedidas acabam por se tornar inevitáveis. Chega um momento em que o temos de fazer pelo nosso bem-estar. Amor-próprio é a chave para partirmos rumo a essa decisiva mudança.
Eu tenho esperança que um dia possamos nos reencontrar. Acredite, querido padre, que gostaria de não precisar de me despedir de você, da sua sabedoria e das palavras abençoadas que sempre proferiu.
Quando gostamos de alguém, não queremos estar longe dessa pessoa. E sim, eu queria muito que você continuasse sua vida ao meu lado. A sua presença é essencial para minha felicidade.
Além de tudo que você me ensinou, da força e ânimo que me transmitiu, eu sempre senti sua proteção. Escutar a sua palavra sempre foi uma das atividades mais lindas e transformadores que tive o privilégio de participar.
Padre, eu gosto muito de você. Faça uma viagem de paz.
Eu não quero lhe dar confiança – não preciso. Você é a avó mais corajosa que existe neste mundo, é a mulher mais linda e forte que algum dia conheci. Eu tenho certeza que você irá vencer sua doença.
Confesso não saber quanto tempo irá demorar até seu descanso se instalar, até você estar totalmente recuperada. Talvez vá doer um pouco, talvez seja mais difícil do que imaginaríamos, mas a verdade é que eu sei que vai passar.
Em breve, estaremos todos reunidos, rindo orgulhosamente de mais um desafio superado, de uma uma conquista sua. Conte comigo, vovó, porque eu nunca estarei longe demais. Força!