Longe de quem amamos, oremos nesta missa de sétimo dia. Façamos a homenagem mais bonita e sincera que a profundidade do nosso coração tanto deseja fazer.
Agradecemos o apoio de todos. Que nosso ente querido descanse em paz.
No primeiro instante que eu percebi que você se foi, mamãe, tudo na minha vida desabou! Foi como se o chão desaparecesse, o céu se tornasse escuro e a felicidade simplesmente não existisse mais. Hoje faz sete dias, mãe, e eu me sinto da mesma forma!
Acho que nunca vou conseguir ultrapassar esta grande prova de fogo na minha vida. Penso até que não haverá chance de tudo voltar a ser como um dia foi. É que você sempre foi o pilar da família, o elo mais forte!
Mas de uma coisa eu tenho certeza: vou recordar a mãe e ser humano lindo que você sempre foi, as guerras que venceu, os desafios que superou. E vou me inspirar na sua obra, na sua vida e em todas as provações que fizeram de você uma mulher distinta.
E vou chorar, sim, chorar e muito todos os dias. Espero que um dia as lágrimas caem lentamente e em número menor. Aí estará consolidada a minha aceitação ao seu desaparecimento. Mãe, vou sempre amar você e honrar seu nome e todo seu legado de paz e amor.
O primeiro dia sem você foi um terror para mim. Senti que parte de mim quase desistiu da vida. Hoje passados sete dias eu não sinto terror, mas sim uma infelicidade que parece não ter fim. Pai, não se preocupe: eu vou retomar meu caminho para felicidade. Descanse em paz.
Será por você que irei lutar com todas as minhas forças. Vou honrar o compromisso de realizar meus sonhos. Será por você, papai, que vencerei meus medos. A morte não é mais do que a última despedida do corpo, porque o mais importante que é o amor, esse continua bem vivo.
Pai, você será sempre parte do que eu sou. Até um dia.
Guardo na minha memória e também no coração as suas palavras de afeto, de amor e carinho. Vovó, foi há sete dias que seu corpo não aguentou mais e se foi; há sete dias que tudo mudou.
Farei do meu futuro a lembrança eterna do seu nome, darei continuidade ao seu legado de paz e amor, de alegria e amizade. Descanse em paz enquanto eu procuro a minha entre orações e simples atos de fé.
Você partiu e levou a rápida velocidade do tempo. Agora tudo é mais lento. E as cores agora não são mais iguais ou parecidas sequer. Tudo mudou.
O que era não é mais e o que será será diferente com toda a certeza. A saudade não irá mais embora nem a tristeza nem a mágoa perante a decisão da vida.
Mas seu nome será recordado e também seu legado. Nada do que foi feito em vida terá sido feito em vão – prometo.
Nem seus erros, nem seus pecados, tudo será recordado com saudade porque pessoas como você são raras – eu juro.
Pai, você se foi e deixou seus filhos mergulhados em dor. Custa saber que jamais voltaremos a ver ou a ouvir sua voz. Não mais poderemos contar com seus sábios conselhos, com o apoio do seu ombro ou com o calor do seu abraço.
Ficaremos eternamente na saudade, pai. Você foi uma bênção nas nossas vidas e só nos resta pedir a Deus que lhe dê o descanso merecido.
Sete dias sem você, uma vida de saudade. Sinto muito sua falta, de seu jeito encantador, de sua forma inspiradora de enxergar a vida. Você se foi, partiu para outro mundo e deixou este mais cinzento. Dói demais acordar sem sua presença.
É triste, injusto. Mas prometo que seu nome ficará gravado no meu coração. Seu legado continuará vivo. Que no céu seu descanso seja eterno. Que aqui sua existência seja lembrada com admiração. Até um dia.
Sentirei sua falta sem interrupções, sem intervalos. Eu sei que não irei conhecer um dia sequer sem que meu coração chore de saudade. Passaram sete dias desde que você se foi e a dor é gigante. Descanse em paz.
Quero muito acreditar que na sua nova casa a paz é constante e infinita. Tenho certeza que onde você está não existe dor nem frio nem medo nem tristeza.
Quero muito recuperar minha forma de enxergar o mundo e especialmente, os desígnios da vida e da morte. Neste momento, não sou capaz, mas em breve serei para entender o seu adeus.
Agora vou orar por você. Tenha um eterno descanso.
Sete jornadas de dor e superação passaram. Hoje é o dia de homenagear, uma vez mais, uma das pessoas mais incríveis que todos tivemos o privilégio de conhecer. Contamos com a presença de todos e agradecemos antecipadamente.
Cada um de vocês recorda a pessoa bonita que se foi há sete dias. Contamos com a presença de todos para uma missa de sétimo dia marcada por orações e sentidas homenagens.
Chegado o sétimo dia do seu falecimento, quero lembrar a pessoa especial que você foi, avó. Quero esquecer por momentos a tristeza, quero cessar por instantes minhas lágrimas porque sua vida sempre foi feita de muitos sorrisos junto das pessoas que amava.
É assim que vou recordar você. A mulher bem-disposta, carinhosa e sempre interessada no bem-estar do próximo. A pessoa dos abraços aconchegantes e dos conselhos sábios. Um ser humano gentil e sempre de bem com a vida.
Agradeço cada lembrança que deixou porque são essas memórias que me ajudarão a suportar sua ausência.
Eu amarei você para sempre com admiração e saudade, minha avozinha querida.