Mãe, já passaram dois meses, mas eu ainda não consegui perdoar a vida e a morte por terem me roubado meu bem mais precioso: você. Descanse em paz.
Preciso de ganhar força, de acreditar que este mundo é bom para viver, que tudo acontece por uma razão. Não é fácil, porque sinto uma revolta profunda dentro de mim.
Sinto que você se foi cedo demais, sem aviso, sem necessidade. É muito triste, muito triste mesmo, estar distante de quem queria que estivesse sempre perto.
Talvez um dia eu consiga enxergar a realidade com outro olhar, com alguma esperança. Neste momento, ainda não consigo.
Quando você partiu, meu filho querido, meu mundo desabou. Foi há um ano, há doze meses exatos que essa tragédia se abateu sobre mim e, na verdade, ainda estou tentando me reerguer do abalo, das ruínas em que minha vida se transformou.
Era impossível ser de outro jeito. Desde cedo, nós construímos uma relação de amizade, de confiança e, sobretudo, baseada em um amor incondicional. Éramos como unha e carne, unidos pelo mesmo sangue e por um sentimento que colocávamos acima de tudo. Como poderia aceitar que algo tão forte desaparecesse de um momento para o outro?
Sinto saudades de tudo o que vivemos juntos e sinto falta de tudo que ainda iríamos viver. Queria estar ao seu lado em todas as suas conquistas e nas ocasiões mais felizes da sua vida, mas apenas me resta a imaginação do que era suposto acontecer e uma dor eterna por saber que nada disso será realidade.
Meu filho, um ano me separa de um trágico acontecimento que mudou minha vida para sempre. Sim, há um ano eu estava em lágrimas, revoltado contra a injustiça que se havia abatido sobre nossa família. Tínhamos perdido você, nosso eterno menino, nosso maior tesouro, em um adeus inesperado e terrivelmente doloroso.
É angustiante pensar que com a morte desapareceram seus sonhos e toda uma vida que tinha pela frente. Eu queria estar presente em todas as suas vitórias, como sempre fiz desde seu nascimento, e poder deixar minha marca nos momentos importantes. A missão de um pai é sempre proteger e apoiar seus filhos, e eu sinto que a minha nunca ficará acabada por força deste infortúnio inexplicável.
Sinto um grande orgulho pelo filho que você foi e por me proporcionar ocasiões tão felizes como as que vivi ao seu lado. Embora não esteja presente fisicamente, em pensamento estará sempre no lugar mais especial do meu coração. O meu por você é eterno, filho querido.
Um ano depois de perder minha filha, continua entregando meus sentimentos de angústia nas mãos de Deus. Só Ele sabe o que tenho sofrido dia após dia, ao saber que já não tenho ao meu lado uma pessoa que representava tudo para mim.
Apenas com a força que Deus me tem dado tenho conseguido continuar de cabeça erguida, tentando reorganizar meus sentimentos para não pensar que nada mais vale a pena depois da perda da minha filha. Não é fácil porque o falecimento de alguém que amamos nos abala por completo. Ainda assim, me esforço nesse sentido, por mim, pela minha família, mas sobretudo por ela.
Minha filha vai ser sempre recordada pela sua força, pelo seu amor à vida, por sua alegria contagiante. A saudade nunca me abandonará porque ela me fará falta eternamente, mas farei questão de a lembrar, de a homenagear, de a manter presente em mim até ao final dos meus dias.
É verdade que nunca conseguimos verdadeiramente dizer adeus a alguém que teve um papel importante nas nossas vidas quando essa pessoa parte deste mundo.
Deus sabe como tenho tentado nos últimos dois meses me despedir da minha mãe. Já tentei diversas vezes e de diversas formas pronunciar as últimas palavras, mas não consigo e não sei se alguma vez o irei conseguir, pois, o momento em que o fizer estarei admitindo que não a voltarei a ver e isso é algo que não consigo nem imaginar.
Para já, só consigo admitir que me faz muita falta e que a vida sem ela não vale a pena.
Eu não consigo descrever o que está acontecendo no meu coração. Eu não acredito sequer que te perdi para sempre meu amor! Porque foste embora? Porque morreste? Porque partiste para outro mundo, namorada da minha vida?
Preciso ganhar esperança na vida, acreditar que a justiça existe, que as coisas não acontecem sem motivo. O teu coração ensinou o meu a sorrir, a ser feliz como nunca foi em toda minha vida, e agora foste embora para sempre.
Espero que o amor me salve, que o teu amor me salve da saudade, da infelicidade que me abraça desde o terrível instante em que me deixaste. Irei amar-te eternamente, juntos contra a distância, contra a vida e a morte.
Hoje digo a palavra “mãe” com um aperto muito forte no peito. Foi há precisamente dois meses que vi partir esse ser inspirador da minha vida. Ela era como uma luz que me guiava, uma conselheira que me ajudava em todas as circunstâncias e eu daria tudo que tenho para poder estar, uma vez mais, junto a ela.
A tristeza tem feito parte do meu dia a dia porque sinto muito sua falta. Guardo todas as recordações dos momentos que vivemos lado a lado com o carinho de quem nutriu por ela o maior amor do mundo.
Hoje o mundo ficou mais pobre. Meu vizinho e amigo do coração perdeu a vida e é impossível não sentir uma imensa tristeza ao ver que uma pessoa tão especial não estará mais entre nós. Ele era um homem exemplar, feito de qualidades muito raras. Estou solidário com sua família neste momento de dor e angústia.
Passamos alguns bons momentos juntos que certamente guardarei no coração. Que Deus lhe conceda um descanso em paz e conforte todas as pessoas que o amavam.
Dois meses me separam do dia mais triste da minha vida. Ainda nem parece verdade, sempre pensei que você fosse eterna, mãe. A cada dia que passa, a saudade vai cavando mais fundo no peito e eu vou reafirmando a certeza de que você foi a pessoa mais marcante que tive o privilégio de conhecer.
Graças a seu espírito guerreiro e à infinita bondade do seu coração tive uma infância maravilhosa e seu apoio incondicional sempre que precisei. Fui muito feliz ao lado de uma mãe amiga, confidente, conselheira e protetora, e é muito doloroso saber que tudo isso sumiu de um momento para o outro.
Dois meses é pouco tempo para curar as feridas de uma grande perda e, às vezes, sinto que serei incapaz de superar este terrível acontecimento. Quero voltar atrás no tempo para abraçar você uma última vez, mãe querida. Talvez assim nunca mais a largue para não ter de voltar à minha triste realidade.
Sinto falta da minha mãe, da sua presença na minha vida, da sua existência no meu dia a dia. Estes foram os dois meses mais lentos e tristes de toda minha vida. Descanse em paz, mamãe.
Todos os dias penso em você: acordo e adormeço com seu nome na minha cabeça, com imagens do seu rosto no meu pensamento. Não tem sido fácil sobreviver sem você aqui, mas eu vou tentar, prometo que vou!
Foi há dois meses que ela se despediu. Foi há dois meses que ela partiu para jamais regressar. Minha mãe será sempre meu suporte, o pilar da minha vida, mesmo que a distância nos separe.
Confesso não saber o que fazer para suportar esta dor que sinto no coração. Sentir a falta de uma mãe é conhecer a infelicidade neste mundo. Acho que ninguém deveria experimentar uma tristeza assim.
Quero imaginar que ela está em paz, em um lugar mais pacífico e justo do que este em que nos conhecemos. Ela merece uma eternidade serena. Que descanse em paz.
Eu irei sentir a falta do meu tio todos os dias e todas as noites. Pode chover ou o sol se instalar no céu que nada irá fazer desvanecer este vazio no meu coração. Foi há um ano que ele se foi: o meu tio adorado!
Sei que as recordações serão cada vez mais regulares e claras na minha mente. Sei também que as lembranças farão de mim uma pessoa mais forte, mas também mais emotiva por não estar perto de quem penso tanto.
Só desejo que ele esteja em um lugar onde a harmonia esteja presente, onde a paz seja rainha. Ele sempre mereceu o bem, por isso, tenho esperança que o alcance no reino do Senhor.
Chegou a sua hora e você teve que partir, querida comadre. Para trás ficaram aqueles que como eu choram a sua ida deste mundo e que sentem uma enorme dor por não poder vê-la novamente.
Espero que encontre o descanso merecido na sua nova morada!
Querida mãe, há dois meses que você partiu e não houve um dia em que não sentisse a sua falta.
O tempo passa sem conseguir acalmar a dor que sinto no meu coração. Não sei como irei fazer daqui para a frente sem poder contar mais com o seu carinho.
O que sei é que me faz muita falta e não há nada que possa fazer para contrariar isso.
Para mim, você não partiu há 10 meses, pois continua vivendo no meu coração. É verdade que deixei de poder contar com a sua presença física, com a sua risada ou com o seu cheiro.
Mas é também verdade que nunca esteve tão vivo nos meus pensamentos como agora. Parece que nunca sai da minha cabeça, que aparece a toda a hora, mesmo nos momentos mais inesperados.
Sei que nada do que passamos juntos se voltará a repetir, mas todas as coisas boas que compartilhamos, todas as aventuras que vivenciamos, todos os abraços que demos com todo o carinho e toda a felicidade que sentimos, se repetem agora, sem parar, nos meus pensamentos e no meu coração.
Meu querido tio, herói da minha juventude e exemplo de vida, sei que está atravessando uma fase difícil em que luta contra uma doença que parece não dar tréguas, mas se alguém é capaz de derrotar esse mal que o aflige é você.
Não falo isto só para o motivar, falo por conhecer bem você e por ter tido muitos exemplos da sua garra e da sua tenacidade ao longo da vida.
Este é só mais um momento complicado da sua vida, como outros que já passou em que demonstrou toda a sua força e coragem.
Estamos juntos nessa luta, querido tio! As rápidas melhoras!
Cada um de vocês recorda a pessoa bonita que se foi há sete dias. Contamos com a presença de todos para uma missa de sétimo dia marcada por orações e sentidas homenagens.
Há um ano eu não perdi só uma prima, mas uma irmã de coração, uma amiga verdadeira e muito especial. Que ela esteja em um lugar de paz é o que lhe desejo.
Para mim, o que mais quero, é a mesma serenidade. Os últimos doze meses foram muito difíceis, tristes mesmo, mas eu espero que o futuro me sorria finalmente. Tenho de ser forte por mim e por você, prima.
Prometo que vou tentar. Farei tudo que estiver ao meu alcance para retomar meu caminho na felicidade. Entre lágrimas de saudade, lutarei por mim. Eu sei que essa seria sua vontade.
Minha filha, há um ano recebi a pior notícia de sempre. Meu mundo desabou quando soube que você tinha partido em uma viagem sem retorno. Começou nesse instante um período de dor e profunda tristeza que se estende até hoje. Já não me reconheço porque me falta a luz, a inspiração e toda força que encontrava em você.
Às vezes, ganho coragem para entrar naquele que era seu quarto e fico chorando para aliviar a alma. É difícil carregar este fardo de saber que cuidei de você, mas não pude evitar que algo tão trágico acontecesse. É um sentimento de impotência e revolta que me rouba a alegria que resplandecia em mim.
São muitas as saudades, de tal forma que imploro a Deus que me permita voltar atrás no tempo. Trocaria tudo que tenho por um último abraço porque você foi o bem mais precioso que passou pela minha vida.
Nós tivemos uma amizade muito linda, vivemos momentos incríveis e eu imaginei muitas vezes diferentes cenários para nosso futuro, mas estava longe de pensar que estaria aqui hoje lembrando a data do seu falecimento que aconteceu há um ano. É triste, muito angustiante e uma prova de como a vida é frágil e fugaz, amiga.
Todos os sonhos foram esquecidos, todos os planos se perderam e ficaram apenas muitas memórias guardadas entre as pessoas que amaram você. Eram pessoas que, tal como eu, admiravam sua força e determinação e que sentiam inspiradas pela sua bondade e seu carinho.
Há uma parte de você que nunca será esquecida e que nunca partirá definitivamente. Eu sinto muito sua falta todos os dias da minha vida e isso me entristece, mas no meu coração existe a certeza de que ter conhecido você foi o melhor que me aconteceu.
É difícil aceitar que o meu marido, o grande amor da minha vida, se foi, que não se encontra mais aqui para me confortar com o seu abraço e para me aquecer com os seus beijos.
Sem você aqui, me sinto tão sozinha e sem vontade de viver. Sei que a última coisa que você queria era que eu me sentisse assim. Sei que o seu desejo era que continuasse a ser feliz como era dantes.
Mas, a verdade, é que sem você aqui, não há razões para sorrir ou para me sentir feliz, você era a fonte da minha alegria e ao perder você, perdi toda a minha alegria.
Os dias têm passado devagar, bem devagarinho. Talvez seja por essa lentidão que mais parece que você se foi há mais tempo do que dez meses. Como é triste não ter você ao meu lado.
Já passou quase um ano e a dor continua forte no meu peito, acho até que tem se intensificado a cada novo dia. Por favor, descanse, descanse em paz no seu novo e eterno lar.
Você sempre foi muito importante para mim, mas confesso que nunca imaginei sentir tanto sua falta. Oito meses de saudade. É uma dor que não tem explicação. Que infelicidade gigante estar longe de você!
Quero imaginar que você está bem, em um lugar melhor onde reine a serenidade e a harmonia. Se você estivesse aqui, eu sei que sentiria orgulho pela forma como estou a superar este momento.
Não tem sido fácil, é verdade, mas por você eu vou lutar pela minha felicidade. Vou chorar muitas vezes e dificilmente deixarei de sentir este vazio, esta sensação de injustiça perante a vida e a morte. Descanse em paz.
Ao longo da vida, são muitas as vezes que somos postos à prova. Mas a capacidade de superação do ser humano é infinita.
Sei que não se encontra bem, querido tio, e que se debate neste momento com uma doença terrível, mas não desista nunca. Quando menos esperar estará novamente junto daqueles de quem mais gosta e bem de saúde.
Filho, quando entro no seu quarto ainda sinto um arrepio, ou um aperto no peito quando vejo suas fotos, ou as lágrimas escorrendo pela face sempre que penso que nossa família agora está incompleta. Passou apenas um mês e as feridas ainda estão expostas a um dia a dia que parece ser feito de escuridão. Quem perde um filho, perde também a força que tinha para se levantar a cada manhã.
Já sinto uma grande saudade como se tivéssemos uma eternidade nos separando. Estava longe de imaginar há um mês atrás que sua vida seria interrompida dessa forma tão trágica e que a morte levaria alguém ainda tão jovem, com sonhos por concretizar e um longo caminho por percorrer.
Sei que você gostava muito de me ver sorrir e que faria de tudo para que agora estivesse bem, mas nada voltará a ser igual, aconteça o que acontecer. Perdi o amor da minha vida, perdi meu anjo, o motivo da minha felicidade e tenho certeza que sentirei sua falta de forma muito dolorosa para todo sempre.
Querida tia, nunca na minha vida conheci alguém com a sua capacidade de luta e com a sua determinação. Foi assim até ao fim dos seus dias, em que lutou contra a doença até onde as suas forças permitiram, sempre com um sorriso nos lábios.
Há um ano que perdeu essa luta, mas, para mim, será sempre uma vencedora pela postura que teve até ao fim.
Sem dúvida que merece o descanso que está a ter agora. Sempre tive muito orgulho em você e esse orgulho só cresceu desde que você partiu.
O mundo perdeu uma grande mulher, mas eu ganhei um exemplo de luta, determinação e garra.
Após se completarem dez meses do seu falecimento, vejo meu coração ser invadido, uma vez mais, por sentimentos de profunda tristeza e muita saudade. Para mim é como se tudo ainda tivesse acontecido ontem, pois ainda tenho muitas feridas cravadas na alma.
Peço que Deus me ajude a lidar com as contrariedades da sua ausência porque é muito difícil suportar o fardo de não ter alguém que amo ao meu lado e porque não consigo olhar para o futuro e sorrir, sabendo que você não estará mais presente.
Eu gostaria muito, mas muito mesmo, que você ainda estivesse aqui a respirar o mesmo ar que eu, mas é possível. Já passaram dez meses que você faleceu, que se despediu para jamais regressar.
Sinto que minha vida será sempre acompanhada por este vazio, por esta falta dos seus abraços, das conversas antes de adormecer, pelos olhares comprometedores. Quem me dera que você não tivesse ido embora deste mundo!
Acho que estou ainda a procurar entender a situação. Talvez dez meses não seja tanto tempo assim, aliás, não há tempo para o luto. Espero, em breve, lidar de outra forma com o seu adeus.
O tempo vai voando, mas não me tem libertado desta angústia. Sei que passaram apenas dez meses desde que perdi você, porém todos os dias sinto que o vazio da sua ausência aumenta e que não encontro uma solução para erguer a cabeça e continuar minha caminhada.
Você me faz falta em todos os aspetos da vida. Era ao seu lado que muitas vezes desabafava, abria o coração, confidenciava o que me ia na alma. Era na sua presença que ouvia os melhores conselhos e que sentia o apoio de alguém que gostava realmente de mim, e tudo isso se perdeu de um momento para o outro para minha infelicidade.
Tenho respirado saudade, orado a Deus para me dar paz, olhado para trás para tentar perceber se isso realmente aconteceu. Nunca estamos preparados para perder alguém que é um pilar, um forte alicerce na nossa vida. Por tudo isso, eu continuarei sentindo sua falta para todo sempre.
Algumas pessoas deixam uma marca muito positiva na nossa vida. De tal forma, que quando partem devem ser lembradas com carinho e gratidão. Há um ano atrás perdi uma dessas pessoas que recordo com admiração e saudade. Falo do meu tio, homem de caráter forte e muita coragem, com quem tive a oportunidade de criar uma boa amizade.
Ninguém será capaz de me roubar as memórias de tudo que vivemos juntos. E eu guardo todas elas com o maior dos carinhos porque me lembram alguém que quero levar para sempre comigo no coração.
Foi há um ano que minha avó querida partiu e não poderia deixar de lembrar uma das mulheres mais inspiradoras que tive oportunidade de conhecer. Sinto todos os dias a falta daquele sorriso meigo, do seu coração de ouro, das suas histórias e experiências de vida maravilhosas.
Nunca a esquecerei porque guardo dela memórias únicas da minha infância e juventude, porque ela esteve sempre ao meu lado em todos os momentos e fez de mim uma pessoa melhor.
Meu netinho, como foi possível esta tragédia se abater sobre nossa família? É impossível não sentir uma grande angústia e uma profunda tristeza ao ver partir assim alguém tão querido que tinha toda uma vida pela frente.
Nunca pensei que, com a idade que tenho, ainda viesse a enfrentar uma adversidade grande como esta. Não estava preparada para perder um ser humano lindo que carreguei no meu colo, que amei com todas as minhas forças e que merecia viver muito tempo para dar a conhecer ao mundo sua personalidade especial.
Guardo lindas memórias de você, meu neto querido, porque estive ao seu lado desde seus primeiros passos. Fiz meu melhor para lhe dar proteção, carinho e uma boa educação. Cuidei de você como se de um filho se tratasse.
Alguns acontecimentos são inexplicáveis, inesperados, cruéis e nos fazem questionar a justiça da vida. Eu nunca esquecerei você, meu lindo neto, e guardarei um luto eterno em sua homenagem.
Eu consigo me lembrar de todos os dias deste ano que passou. Sei que em cada um deles, escorreu do meu rosto, pelo menos, uma lágrima. Prima, não tem sido fácil sobreviver sem você ao meu lado.
Estar distante de alguém tão importante como você é tremendamente desolador. O mais difícil de suportar é a saudade: ela parece que morde, que se entranha em mim e enche meu coração de infelicidade.
Tenho esperança que o tempo resolva toda esta minha tristeza. Acredito que os dias me tornem mais forte e capaz de lidar de outra forma com desaparecimento da minha prima. Prometo não baixar os braços! Prometo ser feliz por você, prima!
Às vezes, é quando enfrentamos as maiores adversidades que descobrimos a força que julgávamos não ter. Acredito que não esteja sendo fácil lidar com seu problema de saúde, tio, mas confie que ele será ultrapassado com sua grande coragem e persistência.
Desejo-lhe rápidas melhoras e que consiga conquistar toda paz que precisa para sua vida.
Eu ainda não consigo acreditar que é verdade, que minha sobrinha querida se foi para um outro mundo, um mundo distante do nosso. Como é possível alguém partir assim sem aviso e com tanto para viver?
Confesso estar profundamente triste, com o coração a sofrer e a sangrar de tanta dor. Minha sobrinha sempre foi como uma filha para mim, como alguém que sempre amei acima de tudo e todos.
Agora, só me resta aguardar e desejar que faça sua viagem em serenidade rumo ao reino da paz. Irei honrá-la e homenagear todos seus feitos, suas proezas. Agora, minha sobrinha viverá só na minha memória e coração!
Às vezes, recebemos notícias que nos abalam, que nos derrubam de tão inesperadas que são. Sinto uma infinita tristeza porque perdi meu vizinho e é difícil pensar que não voltarei a ver um homem que tem sido um verdadeiro amigo em todos os momentos para mim.
É tempo de apoiar a família porque viram partir alguém que amavam muito. Meu vizinho será para sempre recordado pela sua bondade, pelo seu caráter nobre e por ter espalhado uma alegria contagiante até ao fim da sua vida.
Tenho contado os meses desde que você se foi. Já passaram dez; os dez mais tristes de toda minha existência. Quem me dera ter seu corpo ao lado do meu para abraçar, para olhar e contemplar.
Você nunca cairá no meu esquecimento, nunca! Não importa o tempo que passa, o que pode acontecer, enquanto eu tiver memória, você irá sempre existir. Descanse em paz e até um dia.
Passe o tempo que passar, eu sei que jamais irei me familiarizar com a ausência da minha filha. Já passou um ano que ela se foi e eu continuo sofrendo noite e dia por não a ter ao meu lado como antes.
Quero muito honrá-la com minha coragem; gostaria até de retomar meu caminho rumo à felicidade, mas é difícil, acho que impossível até. Sem ela minha existência passou a ser mecânica, automática.
O que me deixa feliz são as memórias que tenho, as lembranças nostálgicas que enchem meu coração de alegria e meus olhos de lágrimas. Minha filha é e sempre será a minha vida, aconteça o que acontecer.
Descanse em paz, querida. Irei amar-te eternamente.
Meu amor nunca irá acabar. Meu filho partiu há 1 mês, mas meu coração segue batendo por ele e sinto que está ainda aqui comigo.
Não consigo entender porque isso aconteceu, mas tudo que eu posso fazer agora é orar. Oro para que Deus tenha um plano maior para ele. É o que me conforta.
A saudade será eterna, assim como meu luto, porque perder um filho é ter a certeza que minha vida nunca mais será a mesma.