Terminar um relacionamento nunca é fácil, e quanto mais tempo durou a relação, mais demora para digerir e superar a dor do fim. Quando amamos de verdade, não conseguimos pensar nossa vida sem o outro que amamos; sofremos com todas as expectativas e sonhos que pensamos em realizar com aquela pessoa e que agora deixam de existir, ficando apenas um extremo vazio.
Mas quando os términos acontecem a dor é inevitável, ainda que seja mais ou menos intensa. No entanto, é preciso tentar crescer com o sofrimento e trazer coisas positivas para nossa vida, apesar da dor. Os momentos de crise na vida são, muitas vezes, os momentos de maior crescimento pessoal, porque precisamos nos reinventar para superar a dor.
Para superar o fim de relacionamento é preciso ter força e não se entregar à dor e ao pensamento obsessivo. É preciso se dedicar a amar a si próprio, a se reconciliar com o que não deu certo, a aceitar o fim e ter você mesmo como foco principal da sua vida.
Buscar novas atividades, fazer novas amizades, ler os livros que estavam na estante há tanto tempo à espera de uma oportunidade para serem lidos, ouvir música, praticar algum hobby, cuidar da aparência, enfim! Quando o relacionamento chega ao fim, a melhor maneira de superar a dor é se relacionando melhor com você.